BUSCA
10/03/2008
Proteja-se do sol com nossos guarda-chuvas
Fonte: Pesquisa em artigos técnicos e informativos

GUARDA-CHUVAS COM PROTEÇÃO UV ?
Na CONTORNOS tem ! Sempre teve !


I – OS RAIOS ULTRAVIOLETA
As radiações solares mais importantes para o organismo são: ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB), sendo que a pele absorve de forma diferente cada tipo de radiação solar. Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele, sendo responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele, envelhecimento precoce, bronzeamento (escurecimento) e catarata (doença nos olhos que pode causar cegueira). Já a radiação UVB atinge as superfície da pele, causando vermelhidão e queimaduras.
Além de que 95% dos raios ultravioleta que atingem a Terra são do tipo UVA e apenas 5% são UVB, a redução da camada de ozônio (filtro natural dos raios ultra-violetas) tem permitido que sua maior incidência cause aumento de queimaduras e câncer de pele, mesmo com tempos menores de exposição.

II – FILTROS SOLARES
a) Filtros Solares tipo creme
Temos bastante familiaridade com esse tipo de filtro solar, cujo fator de proteção solar (FPS) indica quantas vezes mais tempo podemos ficar expostos ao sol, comparado à ausência de filtro.
Assim, um filtro com FPS = 30 indica que podemos ficar 30 X mais tempo ao sol, do que sem filtro.
b) Filtro Solar Têxtil
Uma outra maneira de proteção contra os raios UV é através dos tecidos usados nas roupas ou em coberturas de guarda-sóis e guarda-chuvas (ou sombrinhas).
Em tempos anteriores à atual preocupação com doenças de pele, tanto a a aristocracia quanto os camponeses costumavam se proteger do sol através de sombrinhas e guarda-chuvas.

III – A PROTEÇÃO UV DOS TECIDOS
Embora não haja uma regulamentação específica no Brasil, adota-se o padrão mundial, desenvolvido a partir da Austrália.
A escala que mede o fator de proteção solar dos tecidos chama-se FPU, relacionando a quantidade de proteção.
Em princípio todos os tecidos oferecem algum nível de proteção. Assim, por exemplo, um tecido de aldogão branco oferece FPU da ordem de 6, equivalendo a proteção de 84% dos raios UV.
Já um tecido de poliéster, mesmo em cores claras, oferece FPU da ordem de 16, equivalendo a uma proteção de 94%. Em cores escuras, essa proteção atinge 98% (FPU = 50), significando isto que a pessoa pode ficar exposta 50 X mais tempo ao sol com essa proteção.
A seguir mostramos o nível de proteção de alguns tecidos:
Tecidos de poliéster duplo (double) ou metalizados oferecem PROTEÇÃO EXCELENTE, pois bloqueiam mais do que 97,5% dos raios UV. Tem fator de proteção (FPU) acima de 40.
Tecidos de poliéster de cor escura oferecem PROTEÇÃO MUITO BOA, pois bloqueiam mais de 95% dos raios UV. Tem FPU acima de 25.
Tecidos de poliéster de cor clara oferecem PROTEÇÃO BOA, POIS BLOQUEIAM MAIS DE 93% DOS RAIOS UV.

IV – CONCLUSÔES
- Se você ficar muito tempo exposta ao sol, use protetores tipo creme, mas sempre que possível proteja-se com tecidos, guarda-sol ou guarda-chuva/sombrinha.
- Em caso de peles muito claras, com baixa produção de melanina, escolha uma proteção de poliéster, e, em casos extremos, com muito tempo de exposição, proteja-se com um guarda-chuva de poliéster duplo (doublê).
- A CONTORNOS tem uma variedade enorme de guarda-chuvas com tecido de poliéster, inclusive doublê, que além de bloquear os raios UV, são muito lindos.
- Quando seu cliente perguntar se você tem guarda-chuvas com proteção UV, não hesite em afirmar que sim, e procure orientá-lo sobre o assunto, inclusive ajudando a estimular o uso do guarda-chuva em dias de sol, como sombrinha. E lembre-se que toda sombrinha oferece proteção contra os raios UV. Mesmo os menos protetivos bloqueiam mais de 90% da radiação. Isso significa que mesmo a pior proteção reduz de 10 a 20 X a passagem dos raios UV.
A saúde agradecerá !

 
voltar
 
  CONTORNOS - DIFUSÃO DE MODA - LTDA Todos os direitos reservados
Av. Taquara, 438/504 - CEP: 90460-210 - Porto Alegre/RS - Brasil - Fone/Fax: (0055 51) 3331.8089
twitter.com/contornos